Carta Aberta à Guaraçaí - Outubro de 2023



São Paulo, 12 de outubro de 2023.

Meus queridos amigos,

Já faz alguns anos que não vou à Guaraçaí. Há algumas semanas meu coração pede para escrever esta CARTA ABERTA, contando algumas novidades e fazer um agradecimento público a todos. Eu até gostaria de ter um órgão de comunicação como a extinta “Folha de Guaraçaí” para publicá-la, só que como não é possível, farei isto por meio de várias correspondências.

O motivo de eu não voltar mais à cidade é pessoal e não me furtarei em compartilhar com os amigos. Desde novembro de 2021, comecei a ter a diminuição de mobilidade significativa nas pernas, maior dificuldade de pronúncia e até de digitar várias horas por dia como antigamente. O que eu sempre soube que esse momento iria chegar e aceito com naturalidade e serenidade. São consequências da minha própria deficiência e mais de cinquenta anos de desgaste dos movimentos involuntários. Ainda mais pela vida bem ativa e produtiva que tive até aqui, GRAÇAS AO BOM DEUS. Não saio de casa por sentir muita canseira no corpo, principalmente em atividades externas. Atualmente, sigo tranquilo em minha mesa de trabalho, ainda cheio de ideias, criações, planos de escritas.

Mas vamos em frente. Minha novidade é que entrou no ar o “MEMORIAL EMÍLIO FIGUEIRA”, um portal completo que tem toda a minha história e trabalhos publicados. Em especial quero destacar a SALA GUARAÇAÍ, a aba com mais conteúdo, onde estão meus textos publicados na citada “Folha de Guaraçaí” desde julho de 1983. Muitas outras coisas que fiz na cidade e muito material histórico. Esta carta também já está lá.

Inclusive, há um texto inédito que foi escrito pelo Lázaro Machado de Souza (filho do fundador João Machado), que me foi dado de presente em 1985. Aliás, essa é uma mágoa que tenho. Que Guaraçaí até hoje não tem um local, um órgão, uma pessoa que guarde e cuide da história da cidade. Àquele prédio da antiga estação que está se deteriorando, daria um lindo Centro Cultural, além de um Museu, poderia ter várias atividades para toda a população. Eu mesmo teria várias coisas para doar neste sentido.

Feita essa ponderação, quero convidá-los a conhecer o “MEMORIAL EMÍLIO FIGUEIRA” (de preferência pelo computador que é melhor que no celular) no endereço www.emiliofigueira.com.br, em especial todo o conteúdo da SALA GUARAÇAÍ. E se desejarem, deixem comentários, rsrs

Agora vou aos meus agradecimentos. Pelo meu estado de saúde atual, creio que não mais aguentarei viajar. Por isto, hoje, quero expressar minha profunda gratidão a todos vocês que fizeram parte dos anos e momentos mais especiais da minha vida na década 1980 e em tantas outras oportunidades que pude voltar à cidade. Foram oito anos incríveis que morei nesta pequena cidade que chamamos de lar. Guaraçaí não é apenas um lugar no mapa para mim; é onde comecei a trilhar minha jornada na escrita e construir as amizades mais valiosas, que nem citarei nomes, pois a lista seria imensa.

Os anos escolares, amados professores e colegas. Das tardes de brincadeiras na nossa querida “Piscina”. Lembro-me com carinho dos momentos compartilhados nas ruas tranquilas, dos passeios em minha bicicleta adaptada. Das noites estreladas que iluminavam nossos sonhos e das risadas que ecoavam pela praça matriz, as noites no Guaraçaí Clube, no CESE e tantas outras diversões na adolescência.

        Foi aqui que encontrei inspiração para transformar ideias em palavras, para criar histórias e poemas que agora fazem parte das minhas Obras Completas. Aliás, em várias de minhas obras e em todos meus relatos biográficos, eu nunca me furtei em falar de Guaraçaí. Vocês foram minha musa, minha fonte de criatividade. Tanto que agora, após dois anos de planejamento, preparo-me para escrever o que talvez seja um dos meus últimos romances e ele será inspirado/ambientado novamente na cidade.

Volto a falar das amizades que floresceram nessa época, são tesouros que guardo com todo o meu coração. Juntos, enfrentamos desafios, celebramos conquistas e compartilhamos nossos sonhos mais profundos. Esses laços permanecem intactos, apesar da distância e do tempo que passou. Hoje, enquanto relembro esses anos maravilhosos, quero expressar minha sincera gratidão a todos vocês, meus amigos de Guaraçaí. Vocês foram parte fundamental da minha jornada e dos melhores anos de minha existência, moldando quem sou hoje.

Muito obrigado por tudo que compartilhamos, por cada momento precioso, por cada palavra de incentivo e apoio. Guaraçaí sempre terá um lugar especial no meu coração, e as lembranças que criamos aqui são tesouros que levarei comigo pelos próximos anos que ainda me restam.
Não sei o futuro. Mas quero encerrar esta CARTA ABERTA com uma frase que gosto muito: A gente se vê pela vida!!!

Carinhosamente, Emílio Figueira




2 Comentários

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

  1. Grande amigo Emílio, me lembro das noites que sentado ao lado do Hospital a gente jogava uma "prosa fora" Saudades. (Tato)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem