As Pessoas Com Deficiência Dialogando com a Arte


O trabalho com a arte no ambiente escolar passa necessariamente pelas questões básicas das características que deve ter uma Sala de Aula Inclusiva. Uma delas são as estratégias metodológicas e ações pedagógicas, permitindo aos alunos o acesso igualitário a um currículo básico, rico e uma práxis pedagógica de qualidade.

Os professores que trabalham nesta área, deverão partir do princípio que todos os alunos com deficiência são capazes e podem desenvolver suas potencialidades, tendo claro em mente que, quem pouco experimenta em si mesmo, pouco pode reconhecer no outro. 
As relações professores e alunos devem adquirir uma dimensão de transparência e respeito. No processo de Educação Inclusiva, poderá surgir a necessidade das adaptações curriculares que, tais adaptações apresentam como objetivo principal o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, tendo como ponto principal a elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) e a implementação de práticas inclusivas na escola. Essas adaptações devem ser realizadas quando necessário, para tornar o PPP adequado às características dos alunos com e sem deficiência.

No fazer artístico pode ocorrer o aprimoramento da sensibilidade que adquire, além dos aspectos reais, um sentido altamente simbólico que abre novas perspectivas criadoras para os seres humanos. Estabelece-se uma íntima relação entre os sentidos perceptivos, compreendendo esta percepção, se ampliam à sensibilidade e a imaginação, como uma expansão do horizonte pessoal.

Enquanto professores, temos grandes responsabilidades na função de ajudar o aluno com ou sem deficiência na elaboração do seu processo artístico, no regaste da importância humana, criativa e expressiva desses cidadãos valorizados por meio de uma humanidade com consciência plural e social. Acreditando principalmente em nossa própria capacidade de ser professores e em nossa tarefa de educadores.

O fazer artístico coloca como principal esforço a singularidade de cada pessoa, sendo um princípio básico e fundamental da boa educação pela arte que cada estudante observe e descubra por si mesmo suas próprias forças, inclinações, possibilidades e limitações. O ensino da arte está íntima e fundamentalmente envolvido com os sentidos humanos. 

As respostas imaginativas e perceptivas implicam em ouvir, tocar, sentir, degustar melhor o mundo físico estimulador que nos rodeia.

Em outro aspecto, as artes, nas suas variadas manifestações, oferecem a possibilidade de transcender os limites dos acontecimentos cotidianos, permitindo ao indivíduo uma extensão da sua experiência na vida real e descortinando novas visões no sentido da fantasia e da criatividade, dando ao aluno um sentido do passado, visão do presente, prospecção do futuro; procurar desenvolver sentido crítico e analítico da realidade, ao mesmo tempo em que se reconhece a riqueza subjetiva dos sentimentos, valores, percepções e potencialidades; um diálogo estabelecido entre o estudante e sua cultura, intensificando o sentido de humanização progressiva e comunitária; bases do enriquecimento pessoal e moral do ser humano em uma prospectiva cada vez mais ampla da sua pessoa e das suas circunstâncias.




CLIQUE AQUI para baixar no formato PDF



Caso queira a edição impressa CLIQUE AQUI

Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem