Candidatura à Academia Paulista de Letras - APL

Em janeiro de 2022, em um gesto de atrevimento (veja o filme abaixo), Emílio Figueira se candidatou à Cadeira 39 da Academia Paulista de Letras-APL, deixada pelo falecimento do grande arquiteto Ruy Ohtake. A eleição foi vencida pela professora e historiadora Mary Del Priori.


OFÍCIO APRESENTADO POR OCASIÃO DA CANDIDATURA

São Paulo, 19 de janeiro de 2022.

Ilmo. Sr.
Dr. JOSÉ RENATO NALINI
Academia Paulista de Letras – APL
Nesta

Prezado Presidente,

Em resposta à sua publicação de 31/11/2021, convocando eleição para preenchimen-to da cadeira 39 da Academia Paulista de Letras, venho mui respeitosamente postular minha candidatura à mesma. E para tal, peço licença para apresentar-me resumidamente enquanto pessoa e obras realizadas por meio deste ofício.

Meu nome literário é Emílio Figueira. Tenho 52 anos, fiz três faculdades, cinco pós e dois doutorados. Comecei a escrever meus primeiros poemas e textos aos cinco anos de idade. Iniciei-me nas letras, 
escrevendo para jornais em 1983 e logo me tornaria um jornalis-ta. 

Por ter uma particularidade (sou uma pessoa com paralisia cerebral, dificuldades de movimentos e dicção), desde 1981, estou envolvido com assuntos e lutas das pessoas com deficiência no Brasil. Paralelo ao jornalismo, passei três décadas escrevendo reportagens e artigos sobre a temática. Formei-me em psicologia, iniciando minha carreira acadêmica, publi-cando noventa e nove artigos científicos, principalmente sobre inclusão, pedagogia, psicolo-gia. Ministre mais de cinquenta palestras em escolas públicas pelo país sobre Educação Inclu-siva! Somando tudo, entre textos jornalísticos e científicos, passo de quinhentas publicações, grande parte voltadas às questões humanitárias.

Paralelo, eu desenvolvi meu lado literário com livros de contos, romances, poéticas, infantojuvenis, ensaios, crônicas, dramaturgia e memórias. Somando minhas publicações entre editoras tradicionais, produções independentes, impressas ou digitais, passo de no-venta títulos publicados. 

Enquanto projeto de vida, resolvi praticar o que chamo de “Arte do Ofício”! Por mi-nha deficiência motora, desde pequeno, vivi mais recuso do que socialmente. Por isso, minha vida sempre foi basicamente de estudos. Muitas oficinas literárias, encontros com outros escritores e professores, trocas de ideias, opiniões, muitos rascunhos, textos reescritos, al-guns publicados, outros não. Infinitas horas em bibliotecas lendo livros de teorias literárias e os clássicos. Além de procurar sempre conhecer e estar antenado com o que se passava no mercado editorial. E muitas obras em mente ainda planejadas por escrever!

Dando veracidade as informações acima, anexo a esta, uma apresentação com minha biografia, lista completa de meus títulos, prêmios, um artigo sobre minha atuação à inclusão brasileira e exemplares dos meus principais livros físicos e coletâneas de minhas publicações literárias e científicas.

Na esperança de merecer votos de confianças dos imortais da Academia Paulista de Letras e um dia poder fazer parte da mesma, aprendendo com os senhores e trazendo novos temas para importantes debates desta respeitosa casa, deixo aqui meus votos de estimas.

Cordialmente,

EMÍLIO CARLOS FIGUEIRA DA SILLVA



Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem