Comemorações Dos 30 Anos Do Livro "Noites Guaraçaienses", novembro de 2016

Capa da Edição Comemorativa dos 30 Anos e Cartaz do Filme

 Em dezembro de 1986, quando Noites Guaraçaienses entrava na segunda edição, conheci pessoalmente o editor do meu livro, João Scortecci. Na ocasião ele autografava mais um de seus livros na Galeria Pinheiros-SP. Naquele momento, Scortecci me parabenizou pela segunda edição, referindo-se a dificuldade que é para um poeta brasileiro ver sua obra passar da primeira edição, o que não é muito comum para um livro de poesias.


Em 2001, Noites Guaraçaienses chegaria à sua terceira edição dentro do lançamento da minha Poética Completa, que reuniu na mesma obra os meus três primeiros livros de poesias.
      
Agora para minha felicidade, hoje você tem em mãos a quarta publicação desta obra, justamente a Edição Comemorativa de 30 anos de existência deste livro.

Visando comemorar este fato, procurei eu mesmo de maneira intimista, fazer uma nova revisão, dando alguns retoques, sem, contudo, tirar a beleza da naturalidade dos versos das três primeiras edições; época onde, totalmente livre das teorias e de vícios acadêmicos, minha poética surgia naturalmente, tendo como o seu único compromisso o sentimento interno de um ser poético!

Remexendo no fundo do baú, encontrei alguns trabalhos escritos na época em que vivi as noites guaraçaienses e achei por bem incluí-los nesta nova montagem para que eles não fiquem perdidos no tempo!

Esta Edição Comemorativa, para minha alegria, traz novos conteúdos e participações especiais que praticamente dobram o tamanho do livro. 

Começando pela nova capa, o livro conta com uma tela pintada a óleo pelo artista plástico Luiz Xavier. O seu quadro realmente me traz várias emoções. A primeira é que desde pequeno eu desejava ter uma tela do Xavier. A segunda é por agora terei na minha parede retratada uma parte da minha adolescência que foram os meus anos mais felizes até aqui. E terceiro, por ele está dividindo comigo esse momento de comemoração dos 30 anos do meu primeiro livro.

Motivo de muito carinho também, é ter como prefácio um texto escrito pelo professor Jayro Matheus de Moraes, o qual aceitou o meu convite prontamente e me encantou com suas palavras e grande sabedoria de um sensível redator. Digo que não tive a oportunidade de ter sido seu aluno, mas sempre fui seu admirador!

Outro fato importante que eu quis trazer para dentro desta Edição Comemorativa, são os capítulos onde narro os oito anos em que vivi em Guaraçaí e muitos guaraçaienses ainda não os leram. Eles foram extraídos da minha obra “O Caso do Tipógrafo – Crônicas das Minhas Memórias”, vencedor do Prêmio Sentidos 2011 na categoria Literatura.

Noites Guaraçaienses é o marco de meu início enquanto poeta. E, como nas primeiras edições, volto a dedicá-lo a “todos os amigos e as amigas que, naquela época, fizeram-me feliz!”  

Emílio Figueira
Novembro de 2016



O FILME DOCUMENTÁRIO


O documentário narra a história de um escritor com deficiência motora que, 30 anos depois, volta a uma pequena cidade do interior para relembrar o lançamento do seu primeiro livro de poesias. Reencontrando-se com vários personagens daquela época, eles reconstituem as memórias da infância e o inicio da adolescência do jovem poeta e a sua obra, tendo como pano de fundo as consequências positivas de sua inclusão escolar, social e profissional para os dias atuais.

Rodado em maio de 2016 na cidade de Guaraçaí, o filme traz depoimentos de Ademir De Jesus (Dadá), Alair Nogueira, Almira Soares Morelli, Aparecido Muniz, Carlos Alberto Silva Souza (Tripa), Dona Koty, Helton Luiz Tavoni, Lídia Caetano, Lígia Ester Folchi Mucci, Luis Antonio De Abreu (Negão da Gráfica), Luiz Xavier, Mário Flávio Berthola Nogueira (Maroca), Maurício Rogério Tavoni, Odair Da Silva (Jiló), Paulinho Da Gráfica e Sérgio Luiz Antunes.

Música Tema “Minha Guaraçai”, composição Alair Nogueira, interpretes Émerson e Márcia, Roteiro, Produção, Direção e Montagem Emílio Figueira. Narrações Ana Luiza Figueira Ochiai. Câmera e Auxílio de Produção Alan Rogério Morelli, Helton Luiz Tavoni, Silvio Moreira. Assistente Técnico Silvio Moreira. Pós-Produção Alan Rogério Morelli. Consultoria Ana Maria Da Silva Pina, Joaquim de Oliveira Teles e Ivan Da Silva Beteto. Produção Executiva da Figueira Digital, 2016.

O LIVRO NA  IMPRENSA





FOTOS DO LANÇAMENTO DO FILME E DO LIVRO



















































Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem